Boletim de Arboviroses traz números atualizados de dengue, zika, chikungunya e oropouche no município

A Secretaria Municipal de Saúde aponta os números das arboviroses no município de janeiro a março de 2025 e reforça a importância da prevenção a doenças mais comuns no verão. As doenças transmitidas pelo Aedes aegypti têm se mantido em números estáveis, com 09 casos registrados de dengue e 03 de chikungunya. Já a Febre Oropouche tem subido bastante no município, tendo sido detectados 27 casos nos primeiros três meses do ano.

De acordo com o coordenador de Vigilância Epidemiológica, Lucas Neves, todos os casos foram tratados como se trata dengue, e nenhum se agravou até o momento. Os maiores números de oropouche foram detectados na zona rural de Santa Clara – 20 casos, porém o coordenador alerta que já há casos suspeitos na área urbana.

O maior meio de combate à oropouche é a prevenção através da limpeza de quintais, eliminando restos de folhas e frutas, e manter-se em casa ao final do dia. Caso seja necessário sair, usar repelente e roupas que cubram todo o corpo. O coordenador lembra que o fumacê não mata o maruim, mosquito responsável pela contaminação da febre oropouche.

A Prefeitura tem intensificado as ações junto aos moradores, através das equipes de Saúde, com visitas domiciliares diárias dos agentes de combate a endemias; ações educativas de combate ao mosquito; mapeamento de índices de infestação do Aedes aegypit no município; bloqueio em residências onde teve caso de dengue confirmado e divulgação de informações constantes para a população em geral, além da vacinação a adolescentes de 10 a 14 anos.

A dengue, a chikungunya, o zika e chikungunya são doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, que prolifera mais em períodos de calor e chuva, trazendo inúmeros desconfortos e sintomas ao paciente infectado. Já o oropouche é transmitido pelo mosquito maruim ou pólvora, específico de locais úmidos e quentes, como quintais e espaços rurais. Os sintomas são bem parecidos com as demais arboviroses.

Para avaliação e cuidados, o paciente deve procurar a Unidade de Saúde, preferencialmente, do terceiro ao quinto dia do início dos sintomas, que geralmente incluem febre, dor de cabeça, dor no corpo, cansaço, manchas na pele, náuseas e vômitos.

Assessoria de Comunicação - PMP

logo rodape 

R. César Vieira, nº 105 - Centro | CEP: 28390-000 | Porciúncula, RJ