Saúde alerta para avanço da Febre Oropouche no município

Desde janeiro de 2025, a Secretaria Municipal de Saúde vem monitorando os casos de arboviroses no município e reforça a necessidade de redobrar os cuidados preventivos, especialmente durante o verão, quando essas doenças se tornam mais comuns.

Atualmente, a maior preocupação é com o avanço da Febre Oropouche, transmitida pelo mosquito maruim. Até o dia 10 de abril, foram confirmados 66 casos da doença.

As arboviroses causadas pelo mosquito Aedes aegypti também estão em crescimento, embora em menor escala: desde o início do ano, foram registrados 15 casos de dengue e 6 de chikungunya.

A Febre Oropouche é transmitida pelo maruim, também conhecido como pólvora — um mosquito que se prolifera em ambientes úmidos e quentes, como quintais e áreas rurais. Os sintomas são semelhantes aos de outras arboviroses, e a principal forma de prevenção é evitar a exposição ao vetor. Para isso, é fundamental manter os quintais limpos, eliminando folhas, restos de frutas e utilizar repelente.

Quem apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores no corpo, cansaço, manchas na pele, náuseas e vômitos deve procurar a Unidade de Saúde, preferencialmente entre o terceiro e o quinto dia após o início dos sintomas, para uma avaliação adequada e os devidos cuidados

.Assessoria de Comunicação - PMP

logo rodape 

R. César Vieira, nº 105 - Centro | CEP: 28390-000 | Porciúncula, RJ